17/01/2024 15:51 - Cultura
17/01/2024 15:51 - Cultura
VOLTA A COTA MÍNIMA DE FILMES NACIONAIS NOS CINEMAS. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO CONTA COMO É A NOVA LEGISLAÇÃO.
Foi publicada a lei (Lei 14.814/24) que reinstitui a cota de exibição para filmes brasileiros até 2033 em salas de cinema, a chamada “cota de tela”. A reserva tinha acabado em 2021 após uma vigência de 20 anos.
Os detalhes sobre o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos serão fixados anualmente por meio de decreto do Poder Executivo. Para isso, o governo deve consultar as entidades representativas de produtores de cinema, de distribuidores e de exibidores, e a Agência Nacional do Cinema.
O decreto definirá ainda os requisitos e as condições de validade para o cumprimento da cota por parte das salas de cinema, além de conferir tratamento diferenciado a longa-metragens premiados em festivais. O descumprimento da cota de tela pode acarretar multa aos exibidores.
A relatora na Câmara foi a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Durante as discussões em Plenário, a deputada rebateu as críticas sobre a restrição da liberdade dos empresários:
“Fere-se a liberdade do consumidor, quando 92% das salas colocam Os Vingadores, ou 100% das salas colocam Barbie ou Oppenheimer. Não estou discutindo aqui o mérito desses filmes; eu estou dizendo que o consumidor não consegue escolher. Aí, sim, nós estamos invadindo a liberdade de escolha do público que quer encontrar uma variedade de filmes e não consegue”
Jandira Feghali destacou que a lei promove a cultura nacional e uma rede de indústrias e serviços relacionados à produção dos filmes.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.