17/01/2024 15:25 - Meio Ambiente
17/01/2024 15:25 - Meio Ambiente
CERTIFICAÇÃO DO LÍTIO VERDE ESTÁ NA PAUTA DO PLENÁRIO. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO NOS CONTA COMO ESTÁ A PROPOSTA.
O Plenário da Câmara deve analisar o projeto de lei (PL 2809/23) que cria um sistema de certificação voluntária para o “lítio verde” no Brasil.
O lítio é um mineral essencial para produção de baterias de celulares e carros, ligas metálicas e fármacos. O lítio verde seria aquele produzido com menor emissão de carbono ou deposição de rejeitos na natureza.
A Comissão de Minas e Energia aprovou o relatório sobre o texto do deputado Joaquim Passarinho (PL-PA):
“Fala de uma certificação voluntária. Ou seja, você mostrou que tem boas práticas de manuseio e de destino final deste rejeito, você passa a ter um selo verde. No mercado atual, principalmente mercado de exportação, isso tem um valor muito grande. Você vender o seu produto certificado de que pode dar ao consumidor a garantia de que tratou bem o seu rejeito”
O objetivo é criar o Sistema Brasileiro de Certificação do Lítio. O certificado deverá informar a intensidade de emissões relativas à cadeia de produção e destinação do lítio. A empresa certificada deverá manter na internet os dados sobre a certificação e a produção do mineral.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Brasil está na sétima posição em relação às reservas mundiais de lítio.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.