11/01/2024 15:23 - Saúde
11/01/2024 15:23 - Saúde
20240111 MN NOTIFICAÇÃO DOENÇAS ISOLAMENTO
Em análise na Comissão de Constituição e Justiça, projeto obriga empregadores, públicos e privados, a comunicarem à autoridade sanitária a ocorrência, no local de trabalho, de doenças que necessitem de isolamento ou quarentena. Todos os trabalhadores também deverão ser avisados.
Na opinião da deputada Flávia Morais (PDT-GO), do PDT de Goiás, a medida pode ajudar a salvar muitas vidas. A parlamentar foi relatora do texto na Comissão de Saúde.
Sonora: FLÁVIA MORAIS
“Essa notificação compulsória de doenças que exigem quarentena pode salvar muitas vidas. Então é uma questão de execução fácil, que não tem tanto ônus, mas que, com certeza, pode ajudar no afastamento e na dificuldade às vezes de contágio de outras pessoas.”
Flávia Morais alterou a versão original para determinar que a comunicação de casos de doenças que necessitem de isolamento será obrigatória somente depois que o poder público criar uma plataforma de notificação simplificada na internet.
A versão inicial da proposta, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), do PCdoB do Rio de Janeiro, prevê o pagamento de multa de 500 reais por caso não notificado. Pelo texto, a multa será aplicada em dobro se ocorrer reincidência.
O relator do projeto na Comissão de Trabalho, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), do PCdoB da Bahia, no entanto, retirou a previsão de multa.
Se aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta seguirá para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.