11/01/2024 11:21 - Agropecuária
11/01/2024 11:21 - Agropecuária
A Comissão de Agricultura da Câmara (Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural) aprovou projeto (PL 1454/23) que cria um selo para cafés produzidos e processados de maneira artesanal: o "Selo-Arte Café". As regras para o registro da propriedade agrícola e do café a receber o selo seriam definidas pelo município da região produtora, que também fiscalizaria a qualidade do produto. O projeto teve como relatora a deputada Ana Paula Leão (PP-MG), do PP de Minas Gerais, que apresentou parecer pela aprovação.
O autor da proposta, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), do PP do Espírito Santo, afirma que o café artesanal exige do produtor rural busca por qualidade do plantio à colheita. O mesmo método criterioso envolve a torra, a moagem do café e a seleção dos grãos para produzir a bebida.
“Esse trabalho de qualidade de café no Brasil, principalmente com os artesanais, está permitindo com que nós possamos identificar e dar personalidade a regiões únicas do café, como as montanhas do Espírito Santo, com o conilon capixaba, como o café do Caparaó, como as matas de Minas, o café do cerrado, o café da Mantiqueira, o café da Chapada Diamantina, e mesmo nessas regiões você possa identificar microrregiões. Então eu sempre digo que você provar esses cafés artesanais é você fazer uma viagem sobre o território brasileiro e naturalmente você poder ser deliciar com aromas e sabores completamente diferentes.”
O objetivo do selo é estimular o beneficiamento, o processamento e a oferta de cafés artesanais. A ideia é valorizar o produtor rural e a identidade da produção com uso de técnicas tradicionais e regionais. Isso daria, segundo Evair de Melo, maior valor agregado ao produto, estimulando a geração de renda na atividade e ajudando no desenvolvimento do mercado de cafés artesanais. O projeto está agora na Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.