11/01/2024 10:34 - Economia
11/01/2024 10:34 - Economia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.802/24, que institui o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com as metas do governo para o período. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
O PPA, cuja iniciativa legislativa cabe ao Poder Executivo, orienta a elaboração dos orçamentos anuais. O projeto enviado pelo governo envolve R$ 13,3 trilhões, distribuídos em 88 programas nos eixos social, econômico e institucional.
Também são definidos 35 objetivos estratégicos com 72 indicadores-chave nacionais, como destacou o relator na Comissão Mista de Orçamento, deputado Bohn Gass (PT-RS) (PT-RS):
“E esses indicadores-chave, eles terão também um processo de avaliação – e essa é uma novidade – de monitoramento anual. Para não acontecer que daqui a quatro anos a gente esteja avaliando o que foi o PPA de quatro anos passados. Não, eu tenho que dialogar permanentemente com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), com a LOA (Lei Orçamentária Anual), com o momento que nós estamos vivendo.”
O deputado criou um anexo para incluir propostas de deputados e senadores ausentes da versão original. As iniciativas dependerão dos recursos de emendas parlamentares.
Bohn Gass acrescentou ainda no texto, a pedido do governo, a exigência de revisão das metas de emissão de gases de efeito estufa, em razão de convenção da Organização das Nações Unidas (ONU). O relator recomendou também que o Poder Executivo analise os resultados das políticas públicas para as pessoas com deficiência.
Da Rádio Câmara, com informações de Ralph Machado, Marcio Achilles Sardi.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.