03/01/2024 13:54 - Educação
03/01/2024 13:54 - Educação
PROPOSTA APROVADA NA CÂMARA ELEVA DARCY RIBEIRO A “HERÓI DA PÁTRIA”. O REPÓRTER JOSÉ CARLOS OLIVEIRA NOS CONTA QUEM FOI O HOMENAGEADO.
A Câmara dos Deputados aprovou a inclusão do antropólogo Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O projeto de lei (PL 5894/19) passou pelas Comissões de Cultura e de Constituição e Justiça em caráter conclusivo e segue, agora, para a análise do Senado. Um dos relatores da proposta, o deputado Afonso Motta (PDT-RS) destacou a relevância histórica de Darcy à frente do governo João Goulart e na Campanha da Legalidade contra a ditadura militar.
“Sociólogo, antropólogo e educador, Darcy assumiu o cargo de ministro (Casa Civil e Educação) no gabinete do Jango e se tornou figura-chave na defesa da legalidade e da democracia. Depois, claro, como todos os trabalhistas, foi exilado”.
O mineiro Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros em 1922. Ao longo da vasta carreira acadêmica, desenvolveu ideias sobre identidade latino-americana, valorização da cultura dos povos indígenas e resgate das bases sociais do país. É autor do livro “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”, um dos clássicos da antropologia e da sociologia. Amigo de Leonel Brizola, Darcy se filiou ao PDT e chegou a vice-governador do Rio de Janeiro nos anos 80 e a senador na década seguinte.
Outra marca de sua trajetória está na educação: Darcy Ribeiro foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, nos anos 1960, idealizou a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), nos anos 1990, e comandou a implantação dos CIEPs, os Centros Integrados de Ensino Público, que foram pilares da educação em tempo integral, como lembra o deputado Afonso Motta.
“Foco na educação como instrumento de fortalecimento da nossa democracia e da nossa cultura popular e também de desenvolvimento do povo: uma educação pública de qualidade, em tempo integral e que é muito transformadora na nossa sociedade”.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Lá, estão registrados os nomes de brasileiros e brasileiras que contribuíram para a construção do país como nação, entre eles o amigo de Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, além de Zilda Arns, Zumbi e Dandara dos Palmares.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.