04/10/2023 19:06 - Política
Radioagência
Estudantes podem vir à Câmara dos deputados em estágio visita
ESTUDANTES PODEM VIR À CÂMARA DOS DEPUTADOS EM ESTÁGIO VISITA. SAIBA COMO FUNCIONA O PROGRAMA COM O REPÓRTER MARCELO WESTPHALEM.
O estágio visita é um programa da Câmara dos Deputados, que recebe estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso, vindos de todo o país. Os estudantes ficam uma semana na Capital do País e têm a oportunidade de conhecer na prática como é o trabalho de um deputado. Corina Castro, da coordenação de Educação para a Democracia da Câmara, fala sobre as origens do projeto.
“O Programa foi criado com a intenção de trazer pra cá pessoas jovens, universitários, para conhecerem o parlamento e também interagirem com os parlamentares, e já existe há muito tempo, mas nesse formato que nós temos hoje, ele existe desde 2005. Tem muita procura, a gente acaba tendo mais demanda do que oferta a cada ano, e é um programa muito admirado, as pessoas que vem gostam bastante.”
Alice Gomes, a coordenadora pedagógica do Estágio Visita, explica como funciona essa experiência.
“Durante a programação do estágio visita, os estudantes têm acesso a todos os ambientes em que as discussões aqui da Câmara estão acontecendo, então eles têm acesso ao Plenário, eles têm acesso às comissões, podem ir aos gabinetes parlamentares, mas o importante é entender que eles fazem isso com um objetivo, que é compreender melhor o trabalho da Câmara e entender como os grandes temas nacionais são debatidos e deliberados no Parlamento.”
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) é a segunda-secretária da Mesa Diretora, responsável pelo Estágio Visita. Ele fala sobre o tema dessa da edição.
“E neste ano, de uma forma especial, é muito importante pra gente que os estudantes estejam trabalhando com os 35 anos da constituição. A constituinte é um dos marcos mais importantes da história democrático do Brasil, ela fez a transição de um período de ditadura, pra democracia, e é um fundamental que juventude brasileira conheça a constituição como a lei mais importante do Brasil, e conheça os ícones em torno dos quais a constituição foi construída”.
Cainan Valentim, que é estudante de direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, contou que a Câmara pagou pela hospedagem, alimentação e transporte em Brasília. E os estudantes de outros estados tiveram que pagar apenas pelo transporte até o Distrito Federal.
“A Câmara ter esse projeto e custear uma parte dos custos que a gente tem, oferece a pessoas vulneráveis, pessoas que não tem tanta condição, de participar de um projeto desse porte, como eu, participem.”
A indígena Jule Kaiowá é estudante de relações internacionais na Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. Ela pretende um dia ser candidata a deputada federal, e está aproveitando o estágio para aprender mais sobre esse cargo.
“Era um sonho de estar presente neste estágio visita, com certeza é um estágio onde a gente tem uma formação política, que pra futuramente a gente possa se candidatar e ter um conhecimento maior da questão parlamentar, dos deputados federais, então é de muito aprendizado pra nós, futuramente quem sabe, deputados federais”.
Quem quiser participar do Estágio Visita precisa entrar em contato com o gabinete de algum deputado e se inscrever. A vivência é feita em vários meses do ano.
Da Rádio Câmara de Brasília, Marcelo Westphalem.








