04/10/2023 18:30 - Política
04/10/2023 18:30 - Política
CONSELHO DE ÉTICA ABSOLVE DOIS DEPUTADOS ACUSADOS DE QUEBRAR O DECORO PARLAMENTAR. A REPÓRTER EMANUELLE BRASIL ACOMPANHOU.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou (04) dois processos contra deputados por supostas quebra de decoro parlamentar.
Foi arquivado o processo movido pelo PL contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) (Rep. 13/23) por ter ofendido em plenário deputados favoráveis ao projeto do marco temporal de terras indígenas (PL 490/07), votado no fim de maio.
No processo, o PL argumenta que a deputada abusou dos direitos do mandato quando chamou os deputados de "assassinos do povo indígena".
O relator do processo, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), considerou que não houve abuso do direito à livre opinião.
Melchionna elogiou o relatório e disse que o processo partiu de uma visão machista e misógina acerca do trabalho das parlamentares no Congresso.
“Ouvi que nós éramos histéricas porque tínhamos defendido os povos originários no enfrentamento do marco temporal”.
Na mesma linha, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) disse que a representação contra a parlamentar faz parte de um “combo do PL” contra a manifestação de mulheres, após a aprovação do marco temporal.
"Não se pode personalizar a disputa política, e não foi isso que aconteceu. Não foi ofender deputado A, B ou C sobre o marco, foi contra o marco que a gente espera que o presidente Lula vete".
Sobre o mesmo tema, o PL moveu processos contra as deputadas Célia Xakriabá (Psol-MG) e Sâmia Bomfim (Psol-SP).
Durante a reunião, o Conselho também votou pelo arquivamento, conforme parecer do relator deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), da representação (16/23) movida pelo PL contra o deputado Marcon (PT-RS).
O partido acusa o deputado de ter faltado com o decoro durante reunião da Comissão de Trabalho, quando Marcon questionou a veracidade da facada desferida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018. Na ocasião, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcon discutiram e foram contidos por colegas.
Da Rádio Câmara de Brasília, Emanuelle Brasil.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.