Salão Verde

Bem-estar animal e desenvolvimento sustentável

Bem-estar animal e desenvolvimento sustentável

28/08/2023 - 12h00

  • Bem-estar animal e desenvolvimento sustentável

Salão Verde mostra a relação direta entre bem-estar animal, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Cientistas, gestores públicos e parlamentares apostam nesse equilíbrio para a redução dos riscos de novas zoonoses, para a mitigação das mudanças climáticas, para a garantia de sistemas alimentares seguros e sustentáveis e para a propagação do conceito de “saúde única”, que contempla não só a saúde humana, mas também a dos animais e a dos ecossistemas. A meta é o fim de práticas danosas ainda muito presentes na criação de animais para abate, como a crueldade no confinamento em cativeiros e gaiolas, o uso massivo de antibióticos e a seleção genética focada na produtividade. Especialistas apontam práticas alternativas e oportunidades de novos negócios para o setor produtivo. As medidas têm o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e foram debatidas na Câmara dos Deputados. Foto: ONG Mercy for Animals

Pontos de vista nesta edição: Cristina Mendonça, diretora da ONG Mercy for Animals; Karina Ishida, coordenadora de campanhas da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA); Cynthia Schuck, diretora do Welfare Footprint Project; Celso Funcia Lemme, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Patrycia Sato, presidente da ONG Alianima; Alysson Soares, analista de políticas públicas do The Good Food Institute; Luís Barbieri, co-fundador da Raiar Orgânicos; Vanessa Negrini, diretora de proteção e direitos dos animais do Ministério do Meio Ambiente; e Natiela Oliveira, gestora de saúde ambiental no Ministério da Saúde. Deputados Bruno Ganem (PODE-SP) e Zé Silva (Solidariedade-MG).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.