Ponto de Vista

Crise Hídrica: Glauco Kimura fala do programa Água Pela Vida, do WWF

10/06/2015 - 20h30

  • Crise Hídrica: Glauco Kimura fala do programa Água Pela Vida, do WWF (bloco 1)

  • Crise Hídrica: Glauco Kimura fala do programa Água Pela Vida, do WWF (bloco 2)

O Brasil tem dentro de seu território duas das maiores reservas de água doce do mundo, o sistema aquífero Grande Amazônia e o Aquífero Guarani. Somente o primeiro poderia fornecer água para toda a humanidade por 250 anos, segundo cálculos recentes.

Mas isso não impede que o país atravesse hoje uma das mais graves crises hídricas de sua história. Uma estiagem sem precedentes deixou metrópoles como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro com torneiras secas.

As causas da falta d’água são uma confluência de problema de gestão, superpopulação, poluição, clima e por ai vai.
Mas o que é importante é que o susto tem levado população e governo a rever suas práticas com relação a esse recurso que pensávamos que nunca iria faltar.

As organizações que lutam pelo meio ambiente bem que poderiam dizer: eu avisei. Mas o que elas têm feito é redobrar os esforços para encontrar saídas e aproveitar o momento para mudar o jeito de pensar do brasileiro sobre a água.

Uma dessas organizacoes, o WWF, desde 2001 mantém o programa Água pela Vida, coordenado pelo Glauco Kimura, nosso convidado para o Ponto de Vista.

Mestre em biologia pela USP, Glauco tem mais de 15 anos de experiência em conservação de biodiversidade. A esse currículo acrescentou especializações em manejo e conservação de áreas protegidas pela Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, em manejo e conservação de bacias hidrográficas pelo Centro de Pesquisas Hidrológicas da Unesco, em Deft, na Holanda e formação de lideranças ambientais em conservação de água doce, pelo WWF.

Apresentação - Vânia Alves

Programa que reúne os melhores pensadores sobre temas fundamentais para nossa sociedade