Painel Eletrônico
Dep. Subtenente Gonzaga: Delegacias da mulher devem ser acompanhadas por ações de prevenção
17/05/2021 -
-
Entrevista - Dep. Subtenente Gonzaga (PDT-MG)
Relator do projeto que obriga os estados a criar mais unidades da Delegacia da Mulher, o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) aponta que é necessário fortalecer a política de amparo e proteção também com o treinamento dos agentes da Polícia Militar, para que atuem na prevenção de episódios de agressão e no acompanhamento das famílias nas quais já foram registrados casos de violência contra a mulher.
O deputado considera que as poucas delegacias existentes cumprem seu papel, mas não têm alcance em localidades distantes das capitais e grandes centros urbanos, e observa que mesmo com uma lei determinando a expansão do sistema, o déficit deverá permanecer por muito tempo. Por outro lado, políticas de prevenção podem ter resultados mais imediato, a partir do treinamento especializado dos profissionais de segurança, mais presentes mesmo em municípios pequenos.
Subtenente Gonzaga defende ainda que o poder público deve estabelecer outras políticas sociais e de segurança, para atender de forma efetiva as mulheres vítimas de violência. Ele cita por exemplo o fortalecimento do Disque 180 e Disque 100, a atuação dos conselhos tutelares, ações de assistência social e geração de emprego e renda e ainda garantia de vagas nas escolas.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi