Painel Eletrônico
Deputado Lafayette de Andrada: Comemorações dos 200 anos da Câmara incluem destaque a arquivos históricos reconhecidos pela Unesco
23/09/2025 -
-
Entrevista - Dep. Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)
A Câmara dos Deputados inicia nesta terça-feira (23) a série de eventos comemorativos dos 200 anos da instituição, a serem completados em 6 de maio de 2026. Até a data, serão organizadas diferentes iniciativas, como exposições culturais, debates, livros, programas especiais da Rádio e TV Câmara e apresentações culturais.
O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) está à frente das comemorações. Em entrevista ao Painel Eletrônico (23), ele destacou que no primeiro evento, nesta terça, serão inauguradas as placas de reconhecimento de dois arquivos históricos da Câmara como Patrimônio Documental da Humanidade. O título foi concedido pela Unesco para:
- o registro taquigráfico dos debates da Assembleia Geral Constituinte de 1823;
- para os documentos relativos ao trabalho de Bertha Lutz (1894-1976), deputada, bióloga e feminista brasileira que lutou pela igualdade dos direitos entre homens e mulheres
“A Câmara é a representação do povo desde a nossa independência. E aí eu repito aqui a frase do antigo deputado, já falecido, Bonifácio de Andrada, que dizia que um povo sem história é como uma árvore sem raízes e uma árvore sem raízes não cresce e não produz frutos,” destacou Lafayette de Andrada.
O deputado lembrou que o marco de maio de 1826 como início dos trabalhos da Câmara dos Deputados vem da abertura dos trabalhos da primeira legislatura da Casa legislativa. Apesar da atuação parlamentar na Assembleia Constituinte de 1823, essa acabou dissolvida por D.Pedro I, que iria então outorgar uma Constituição apenas em 1824, com previsão de uma Assembleia Geral Legislativa, composta pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
“A Constituição do Império de 1824 vigorou em toda a monarquia. Primeiro Reinado e Segundo Reinado. Foi a constituição mais longeva que nós tivemos. A Constituição de 1824, que, curiosamente, era quase que uma cópia do texto da que tinha sido dissolvida. Mas a Constituição de 1824, portanto, foi a nossa primeira Constituição. E na Constituição de 1924 foram criados os poderes: Poder Executivo, Poder Judiciário e o Poder Legislativo, prevendo a existência da Câmara dos Deputados e do Senado. Mas, embora eles tenham sido criados, previstos na Constituição, o Dom Pedro só instalou efetivamente a Câmara dos Deputados e o Senado em 1826,” explicou o deputado.
Apresentação - Ana Raquel Macedo