Mulheres de Palavra
A História de Laudelina de Campos Mello - Reprise
28/07/2023 - 18h00
-
A História de Laudelina de Campos Mello - Reprise
Laudelina de Campos Mello criou a primeira associação de empregadas domésticas e também fundou uma das primeiras organizações a exigir igualdade de direitos para os negros no país. Ela morreu em 1991, aos 86 anos.
O nome dela agora está no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O Projeto de Lei com a homenagem, que foi apresentado pela bancada feminina e aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, acaba de ser sancionado pelo Presidente da República.
Esse programa, originalmente exibido em junho de 2022 quando a Câmara aprovou o PL, conta detalhes da vida dessa mulher que é um dos nomes mais importantes na luta pelos direitos femininos no Brasil.
Entrevistas nesta edição: Elisabete Pinto, doutora em Psicologia Social e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia; Cleusa Aparecida da Silva, coordenadora administrativa da Casa Laudelina de Campos Mello.
A entrevista de Laudelina de Campos Mello faz parte do documentário "Laudelina - suas lutas e conquistas", produção e realização do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) e Museu da Cidade (MUCI), com direção geral e edição de Edis Cruz.
Produção: Lucélia Cristina
Reportagem: Antônio Vital e Vera Morgado
Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes
Apresentação: Vera Morgado