Fatos e Opiniões

Assuntos desta edição: projeto antifacção, recursos para ações pré-hospitalares dos bombeiros e prevenção ao câncer colorretal no homem

14/11/2025 - 21h00

  • Programa Fatos e Opiniões - 14 de novembro de 2025

Segurança pública tem sido preocupação central da maioria dos brasileiros e, claro, isso repercute na Câmara, que tem votado vários projetos nesse campo.

O debate ficou mais intenso nesses dias, a partir do projeto antifacção (Projeto de Lei 5582/25) enviado pelo governo federal. Esse texto está sendo relatado pelo Deputado Guilherme Derrite (PP-SP).

Os rascunhos feitos pelo deputado Derrite centralizaram os discursos durante toda a semana. Governistas consideraram que as primeiras versões do relatório não estavam boas. Por outro lado, muitos parlamentares apoiaram as modificações ao texto do governo.

--

Um tema orçamentário e de saúde foi outro item bastante debatido no Plenário nessa semana.

Trata-se do projeto (Projeto de Lei Complementar 18/21) que permite aos congressistas destinarem ao corpo de bombeiros parte das emendas individuais que normalmente encaminham ao Sistema Único de Saúde (SUS). O dinheiro será enviado para ações de custeio e investimentos para atendimentos pré-hospitalares – aqueles que os bombeiros fazem no caso de um acidente, por exemplo, antes de levar as vítimas aos hospitais.

A proposta obteve apoio geral, mas houve críticas porque, para alguns, essa medida tiraria recursos de projetos mais amplos da saúde pública.

--

Os deputados aprovaram o projeto (Projeto de Lei 1749/22) que inclui políticas de prevenção do câncer colorretal no Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. Também destacamos esse assunto.

--

Para ouvir como foram os debates a respeito de cada um desses tópicos, seja bem-vindo, bem-vinda, ao Fatos e Opiniões.

Texto, edição e apresentação – Carlos Oliveira

Sonorização – Rafael Santos

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.