Comitê de Imprensa

A história e a evolução do rádio no Brasil

20/11/2012 - 17h23

  • A história e a evolução do rádio no Brasil

Na estreia da série “O rádio na atualidade”, o programa conversa com duas estudiosas da história e da evolução do rádio: Magaly Prado, jornalista e professora da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, autora do livro "A História do Rádio no Brasil"; e Nélia Del Bianco, jornalista, professora da Universidade de Brasília e diretora da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

O rádio foi inventado no século XIX, mas só se popularizou no século XX, mesmo período histórico em que chegou ao Brasil – durante as comemorações do centenário da independência, em 1922, foi realizada uma demonstração do novo equipamento. Passados 90 anos, o rádio é, até hoje, o veículo de maior alcance em todo o país, atingindo as regiões mais distantes do Brasil e as mais diferentes classes sociais. Pesquisas indicam que mais de 80% da população ouve rádio.

As inovações técnicas que vêm ocorrendo ao longo da história influíram decisivamente na forma de produzir e ouvir rádio. A principal mudança foi a invenção do transístor, que substituiu as válvulas e reduziu os equipamentos. Surgiram os rádios de pilha, pequenos e portáteis. Mais tarde, os rádios via telefone celular. Hoje, a digitalização abre novas dimensões ao rádio – em versatilidade, alcance, portabilidade e qualidade técnica das transmissões.

Apresentação: Paulo José Cunha

A comunicação debatida pelos profissionais que fazem as notícias