Câmara Hoje
Câmara Hoje Manhã: confira as principais notícias desta quinta-feira
09/04/2015 - 09h00
-
Câmara Hoje Manhã: confira as principais notícias desta quinta-feira
Os deputados aprovaram o projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização no país. Foram 324 votos a favor, 137 contra e duas abstenções.
A presidente Dilma Rousseff anunciou o vice-presidente da República como o novo articulador político do governo. O nome de Michel Temer foi bem recebido na Câmara. Os líderes partidários e o presidente da Casa consideram que a escolha de Temer vai facilitar o diálogo entre governo e Congresso Nacional.
O novo coordenador político já se reuniu com os partidos da base aliada. O vice-presidente Michel Temer e os líderes partidários assinaram documento em que se comprometem a apoiar as medidas de ajuste fiscal do Executivo. Também ficou acertado que todos vão se empenhar para evitar a votação de propostas que aumentem gastos para o governo.
Deputados e senadores debateram as mudanças nos direitos trabalhistas e previdenciários previstos em duas medidas provisórias editadas no final do ano passado, e que fazem parte do ajuste fiscal. Com as medidas, o governo espera economizar cerca de R$ 18 bilhões por ano. Mas todos os setores ouvidos se manifestaram contra as mudanças.
A comissão especial que analisa a maioridade penal elegeu o presidente. É o deputado André Moura, do PSC de Sergipe.
O ministro da Previdência, Eduardo Gabas, participou de comissão geral no Plenário Ulysses Guimaraes. Segundo o ministro, o sistema de aposentadoria do Brasil é o melhor do mundo e as contas estão equilibradas. No ano passado, a arrecadação no setor urbano foi maior do que as despesas, gerando um superávit de R$ 33 bilhões. Mas o ministro admitiu a necessidade de um ajuste nas regras.
O Brasil tem mais telefones do que habitantes. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, são 360 milhões de contratos de telefonia em vigor. O problema é que o setor é campeão em reclamações de usuários. Só em 2014, foram quase 2,4 milhões de queixas contra as operadoras de telefonia feitas aos Procons. A Comissão de Defesa do Consumidor realizou audiência pública com as empresas e os órgãos de proteção dos usuários para tratar do principal motivo de queixa: a interrupção do serviço de internet por celular quando a franquia é ultrapassada.
Confira essas e outras notícias nesta edição.
Apresentação – Adriana Marcondes e Lincoln Macário