Câmara Hoje
Câmara prorroga prazo para fim dos lixões
16/10/2014 - 12h53
-
Câmara prorroga prazo para fim dos lixões
Acompanhe na reportagem as votações do Plenário e também quais propostas devem entrar em pauta após o segundo turno das eleições.
E junto com a Medida Provisória 651 que dá incentivos tributários a vários setores e renegocia dívidas também foi aprovada uma emenda que adia o fim dos lixões. A mudança que dá mais prazo para os municípios se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos desagrada o governo.
Nas eleições de 2014 nenhum índio foi eleito para a Câmara dos Deputados. Uma situação que repete o pleito de 2010. Normalmente as reivindicações dos povos indígenas são defendidas por parlamentares ligados às minorias. Na próxima legislatura uma proposta de Emenda à Constituição de interesse direto dos índios deve voltar a ser analisada pela Câmara. A proposta transfere para o Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas.
Integrantes da bancada ligada ao agronegócio querem votar até o final de 2014 a Proposta de Emenda à Constituição que transfere para o Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas. O relator da comissão especial que analisa a PEC, deputado Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná, defende que é preciso tomar medidas urgentes para diminuir a violência no campo.
O deputado Padre João, do PT de Minas Gerais, defensor dos povos indígenas, considera prejudicial a proposta que dá ao Congresso o poder de demarcação de terras indígenas.
O outubro rosa, movimento mundial que chama a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama, tem mais uma mobilização aqui no Congresso nesta quinta (16). É no "Quintas Femininas", série de encontros promovidos pela Bancada de Mulheres da Câmara e do Senado. Desta vez os especialistas convidados falaram sobre a importância de se informar antes de fazer os exames de detecção da doença. A médica mastologista Carolina Fuschino, presidente da sociedade brasileira de mastologia no distrito federal, disse que a instituição recomenda exames anuais, mas que isso não é um consenso entre os especialistas, já que os riscos em se fazer o exame devem ser levados em conta, por isso, é tão importante que o médico esclareça as dúvidas da mulher pra que ela tome a decisão bem informada.