Reportagem Especial

A Potência das Favelas - Capítulo 2

22/08/2023 - 08h00

  • A Potência das Favelas - Capítulo 2

Capítulo 1

Quase 18 milhões de brasileiros são moradores de favelas. Quem vive lá movimenta uma renda em torno de 200 bilhões de reais por ano. Esses dados contrastam com a histórica falta de serviços públicos e de direitos básicos que marcam o dia a dia nos morros e nas periferias.

Capítulo 2

O ranking das maiores favelas do Brasil teve uma modificação a partir dos dados preliminares do último Censo. A Rocinha, na zona sul do Rio, que durante anos esteve no topo em número de domicílios, perdeu o lugar para o Sol Nascente, comunidade localizada no Distrito Federal, a apenas 35 quilômetros de Brasília.

Entrevistas nesse capítulo: Mariana Bomtempo, arquiteta e urbanista; Claudio Ferreira, administrador do Sol Nascente (DF); e o deputado Max Lemos (PDT-RJ).

Capítulo 3

Cada vez mais mobilizados, movimentos sociais ligados às favelas se articularam pra atuar no Congresso Nacional. E, assim, surgem Frentes Parlamentares organizadas por deputados que vieram das periferias e querem espaço pra debater projetos para as comunidades.

Capítulo 4

Empreender, num país com altos índices de informalidade, pode ser uma questão de sobrevivência. Mas iniciativas de desenvolvimento econômico nas quebradas têm potencial pra ir além e trazer novas perspectivas pra toda a sociedade.

Capítulo 5

Diante da necessidade de obter renda e uma vida melhor, os moradores das favelas começam cedo a empreender. A todo momento, surgem comércios variados nas comunidades -das refeições aos cuidados com a beleza, até projetos inovadores na área de tecnologia. O poder transformador dos empreendimentos tocados nas periferias e o modelo dos negócios levado à frente por quem vive lá têm potencial pra gerar renda, com forte impacto local.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

Sábado e domingo às 8h30, 13h e 19h30. E nas edições do programa Câmara é Notícia. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.