Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Idilvan Alencar questiona abertura para cursos de graduação a distância na saúde

05/06/2023 -

  • Entrevista - Dep. Idilvan Alencar (PDT-CE)

Debate na Comissão de Educação da Câmara avalia projeto que veda integralmente os cursos de graduação a distância na área de saúde e também de educação física. À frente da audiência pública, o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) aponta que especialidades como a enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e outros, exigem a convivência com pacientes e também práticas laboratoriais presenciais.

Mas o parlamentar observa que, mesmo tendo sido aprovado em duas comissões da Câmara, o projeto pode ser alterado para permitir um sistema híbrido de disciplinas. Ele acrescenta que, de um lado, parlamentares e conselhos profissionais têm apresentado muita resistência à proposta, enquanto há apoio no conjunto das universidades particulares, que querem ampliar a oferta de vagas em cursos superiores, e também entre estudantes, muitos dos quais residem em regiões não atendidas presencialmente pelo ensino superior.

Idilvan Alencar reconhece que o advento da pandemia revelou a dificuldade de acesso à educação por uma larga parcela da população, que acabou sendo atendida de forma alternativa pelo crescimento do ensino a distância. Mas observa que foi uma situação pontual, que não pode servir de solução definitiva sob o risco de precarizar a educação superior na área de saúde.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo