Rádio Câmara

Reportagem Especial

Violência Armada nas Escolas - Capítulo 2

25/04/2022 - 08h00

  • Violência Armada nas Escolas - Capítulo 2

Capítulo 1

O país está estarrecido com os episódios de violência no ambiente educacional. A indignação da sociedade fortaleceu os debates na Câmara sobre como tornar creches, escolas e universidades mais seguras. Deputados de vários partidários se pronunciaram sobre os ataques, declarando solidariedade às vítimas e também olhando para o futuro, sobre como prevenir novos episódios de violência.

Capítulo 2

Depois dos atentados à escola da Zona Oeste de São Paulo e à creche em Blumenau, Santa Catarina, parlamentares decidiram traduzir, por meio de projetos de lei, a necessidade de mudança na segurança das instituições de ensino. Alguns exemplos dessas propostas estão neste segundo capítulo da reportagem especial.

Entrevistas nesse capítulo: as deputadas Bia Kicis (PL-DF), Meire Serafim (UNIÃO-AC) e Tabata Amaral (PSB-SP); e os deputados Delegado Marcelo Freitas (UNIÃO-MG), Reginaldo Veras (PV-DF), Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Rafael Brito (MDB-AL) e Diego Garcia (Republicanos-PR).

Capítulo 3

Educadores, famílias, especialistas em segurança e em saúde mental buscam respostas para o que está acontecendo na sociedade com impacto nas escolas. A eficácia de medidas como a instalação de catracas nas entradas e a contratação de seguranças armados, alvo de diferentes projetos de lei apresentados na Câmara, não é um consenso entre os especialistas. A importância do monitoramento de sites e de fóruns anônimos e a manutenção de um canal de comunicação direto das instituições de ensino com os órgãos de inteligência das forças de segurança pública são mais consensuais.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h