Reportagem Especial
Violência Armada nas Escolas - Capítulo 3
26/04/2022 - 08h00
-
Violência Armada nas Escolas - CAP 03
O país está estarrecido com os episódios de violência no ambiente educacional. A indignação da sociedade fortaleceu os debates na Câmara sobre como tornar creches, escolas e universidades mais seguras. Deputados de vários partidários se pronunciaram sobre os ataques, declarando solidariedade às vítimas e também olhando para o futuro, sobre como prevenir novos episódios de violência.
Depois dos atentados à escola da Zona Oeste de São Paulo e à creche em Blumenau, Santa Catarina, parlamentares decidiram traduzir, por meio de projetos de lei, a necessidade de mudança na segurança das instituições de ensino. Alguns exemplos dessas propostas estão neste segundo capítulo da reportagem especial.
Capítulo 3
Educadores, famílias, especialistas em segurança e em saúde mental buscam respostas para o que está acontecendo na sociedade com impacto nas escolas. A eficácia de medidas como a instalação de catracas nas entradas e a contratação de seguranças armados, alvo de diferentes projetos de lei apresentados na Câmara, não é um consenso entre os especialistas. A importância do monitoramento de sites e de fóruns anônimos e a manutenção de um canal de comunicação direto das instituições de ensino com os órgãos de inteligência das forças de segurança pública são mais consensuais.
Entrevistas nesse capítulo: Valéria Cristina de Oliveira, professora da Faculdade de Educação e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG; delegada Raquel Gallinati, mestre em Filosofia e diretora da Associação de Delegados de Polícia do Brasil (Adepol); psicóloga Elaine Alves, pós-doutora em luto, emergências e desastres do Instituto de Psicologia da USP.
Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes
Reportagem: Claudio Ferreira, Vera Morgado, Antônio Vital e equipe da Voz do Brasil
Produção: Carmen Fortes
Edição: Claudio Ferreira e Vera Morgado