Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Recriação do Ministério do Esporte é fundamental para financiamento e articulação de políticas públicas para o setor

28/09/2022 -

  • Entrevista - Fernando Mezzadri

A garantia de financiamento público para o esporte, com articulação dos entes federativos na construção de políticas públicas que abranjam ações voltadas ao alto rendimento e ao papel do esporte na promoção de saúde para toda a vida, passa pela recriação do Ministério do Esporte. A avaliação é do professor Fernando Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná.

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o especialista avalia como acertados os investimentos públicos no esporte via renúncias fiscais, a exemplo da Lei de Incentivo ao Esporte. Mas, segundo ele, apenas a renúncia fiscal e o desenvolvimento de atletas não bastam para a construção de políticas globais de esporte, que envolvam também as dimensões do esporte em idade escolar e como promoção de saúde para toda a vida.

O professor da UFPR destacou que o próximo governo e os congressistas eleitos para 2023 terão pela frente o desafio de implementação da Política Nacional do Esporte e da Lei Geral do Esporte. Para Fernando Mezzadri, é preciso que os atuais parlamentares finalizem a votação das propostas ainda em 2022 para que, no próximo ano, os entes federados fortaleçam o diálogo para sua implantação.

Os projetos de criação de uma Política Nacional do Esporte e de uma Lei Geral do Esporte já foram aprovados pela Câmara e agora aguardam votação pelo Senado.

Apresentação – Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo