Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. João Daniel: Foco da ação da Comissão de Integração Nacional será a defesa da soberania brasileira

03/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. João Daniel (PT-SE)

Eleito presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, o deputado João Daniel (PT-SE) ressalto a importância do colegiado para o debate sobre a soberania nacional, segundo ele ameaçada pela orientação política do governo atual e seu antecessor, que se submete aos interesses do grande capital nacional e internacional. Um dos exemplos apontados pelo parlamentar são as ações pela exploração das terras da Amazônia, com a implantação da pecuária extensiva e de monoculturas como a soja.

Na visão do deputado, a região precisa ser preservada com a implantação de políticas públicas, numa parceria entre União, estados e municípios, que protejam as populações indígenas, posseiros e comunidades tradicionais, que vivem na Amazônia há séculos e exploram a floresta de forma sustentável.

João Daniel avalia que o reflexo da perda de soberania nacional se verifica no preço dos alimentos, dos combustíveis, do gás, porque o governo tem renunciado a um projeto nacional para atender aos interesses de grandes empresas transnacionais. Ele complementa que não há nenhuma nação na história da humanidade que seja forte e livre, sem políticas soberanas, com a defesa dos interesses da população e da preservação das riquezas minerais e naturais.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE