Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. General Peternelli: Quebra do monopólio vai ampliar a oferta de radioisótopos para exames médicos

24/03/2022 -

  • Entrevista - Dep. General Peternelli (UNIÃO-SP)

Aprovada em primeiro turno pelos deputados, proposta de emenda à Constituição acaba com o monopólio público sobre a produção de todos os tipos de radioisótopos para uso médico. O relator da matéria, deputado General Peternelli (UNIÃO-SP) acredita que a abertura para a iniciativa privada vai aumentar a oferta dos produtos radioativos que são imprescindíveis para a realização de exames mais precisos em áreas como prevenção de câncer, doenças cardíacas e tireóide.

Atualmente, o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) é responsável por grande parte da fabricação do insumo no país. Para General Pertenelli, a segurança no manuseio de substâncias radioativas por empresas privadas vai ser garantida pela Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, que hoje já é responsável pela autorização para a produção de radiofármacos de curta duração, com vida útil inferior a duas horas, que emitem níveis mais baixos de radiação.

O parlamentar lembra que o tema foi discutido ao longo do ano passado em audiências públicas da comissão especial criada para analisar a PEC, com a participação de 23 convidados, entre especialistas e representantes do setor.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE