Rádio Câmara

Reportagem Especial

Mineração em Terras Indígenas - Capítulo 1

09/03/2022 - 07h00

  • Mineração em Terras Indígenas - Capítulo 1

Capítulo 1

A Amazônia conta hoje com mais de 70% da área minerada de ouro do país. Estudo promovido pelo Instituto Escolhas, de São Paulo, aponta que mais de 80 territórios indígenas foram alvo de pedidos de pesquisa para mineração de ouro junto à Agência Nacional de Mineração. Pelo estudo, a terra Ianomâmi, entre Amazonas e Roraima, é a área que mais levanta interesse. Encaminhado pelo governo federal à Câmara, o Projeto de Lei 191/20 prevê a exploração legal de minerais e de energia em terra indígena.

Entrevistas neste capítulo: Philip Fearnside, biólogo e pesquisador do Inpa; Ubiratan de Souza Maia, da etnia Wapichana de Roraima; e os deputados Joaquim Passarinho (PSD-PA) e Airton Faleiro (PT-PA).

Capítulo 2

Com base nos dados sobre pedidos de mineração em terra indígena junto à Agência Nacional de Mineração, o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) afirma que uma eventual mudança na legislação que torne legal a mineração nessas áreas poderá atingir 45% dos povos indígenas isolados. Philip Fearnside, pesquisador do Inpa, diz que é preciso estabelecer um controle legal sobre os caminhos da mineração no país. Para o deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) a atividade ilegal é predatória porque não tem controles. O deputado Airton Faleiro (PT-PA) pede mobilização contra o PL 191/20 que propõe a lavra mineral legal em terra indígena.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h