Reportagem Especial
Complexo Industrial da Saúde - Capítulo 5
25/02/2022 - 08h00
-
Complexo Industrial da Saúde - Capítulo 5
Uma comissão da Câmara analisou como o país pode se estruturar para dar respostas mais eficientes aos desafios da área de Saúde, como é a pandemia da covid-19. E debateu problemas como a excessiva dependência externa e a necessidade de maior uso do poder do estado para induzir a incorporação de novas tecnologias.
O principal problema do complexo industrial em saúde brasileiro hoje é a excessiva dependência externa. O brasileiro aprendeu o que é IFA, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, que vinha de outros países para que Butantan e Fiocruz pudessem produzir as vacinas contra o coronavírus. Mas também sabemos agora que os medicamentos que usamos são produzidos no país com praticamente todos os IFAs estrangeiros.
Como explicar para os órgãos de controle do gasto público que é importante desenvolver um produto farmacêutico no país, embora o similar estrangeiro seja mais barato em determinado momento? Como emoldurar em orçamentos anuais pesquisas que levam cinco anos? Esses são alguns dos desafios apontados por especialistas que debateram o tema com deputados da Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial em Saúde.
A inovação é o caminho para que o país possa reduzir a sua dependência externa na área da saúde. Especialistas apontam o que precisa ser feito para que o país não fique em último na corrida da saúde digital ou deixe de explorar sua rica biodiversidade.
Capítulo 5
A Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial em Saúde terminou 2021 com várias recomendações para o Executivo, o Legislativo e o Tribunal de Contas da União. Uma das principais é a volta de uma coordenação interministerial para o desenvolvimento do complexo industrial que existiu entre 2008 e 2018.
Entrevistas neste capítulo: Odorico Monteiro, médico; Meiruze Freitas, diretora da Anvisa; a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e os deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Ricardo Barros (PP-PR).
Reportagem: Silvia Mugnatto
Produção: Marcos Brito
Trabalhos Técnicos: Milton Santos
Edição: Cláudio Ferreira