Rádio Câmara

Reportagem Especial

Complexo Industrial da Saúde - Capítulo 1

21/02/2022 - 08h00

  • Complexo Industrial da Saúde - Capítulo 1

Capítulo 1

Uma comissão da Câmara analisou como o país pode se estruturar para dar respostas mais eficientes aos desafios da área de Saúde, como é a pandemia da covid-19. E debateu problemas como a excessiva dependência externa e a necessidade de maior uso do poder do estado para induzir a incorporação de novas tecnologias.

Entrevistas neste capítulo: Dario Ramalho, presidente da Fundação Ezequiel Dias; Nelson Mussolini, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos; Arthur Couto, presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais; Luiz Fernando Silva, superintendente da Federação Brasileira de Hospitais; Clementina Prado, assessora técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde; Ismael Alexandrino, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e os deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ).

Capítulo 2

O principal problema do complexo industrial em saúde brasileiro hoje é a excessiva dependência externa. O brasileiro aprendeu o que é IFA, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, que vinha de outros países para que Butantan e Fiocruz pudessem produzir as vacinas contra o coronavírus. Mas também sabemos agora que os medicamentos que usamos são produzidos no país com praticamente todos os IFAs estrangeiros.

Capítulo 3

Como explicar para os órgãos de controle do gasto público que é importante desenvolver um produto farmacêutico no país, embora o similar estrangeiro seja mais barato em determinado momento? Como emoldurar em orçamentos anuais pesquisas que levam cinco anos? Esses são alguns dos desafios apontados por especialistas que debateram o tema com deputados da Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial em Saúde.

Capítulo 4

A inovação é o caminho para que o país possa reduzir a sua dependência externa na área da saúde. Especialistas apontam o que precisa ser feito para que o país não fique em último na corrida da saúde digital ou deixe de explorar sua rica biodiversidade.

Capítulo 5

A Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial em Saúde terminou 2021 com várias recomendações para o Executivo, o Legislativo e o Tribunal de Contas da União. Uma das principais é a volta de uma coordenação interministerial para o desenvolvimento do complexo industrial que existiu entre 2008 e 2018.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h