Rádio Câmara

Reportagem Especial

Empregabilidade dos Trabalhadores mais Velhos -Capítulo 3

18/08/2021 - 08h00

  • Empregabilidade dos Trabalhadores mais Velhos - Capítulo 3

Capítulo 1

A pandemia tornou o mercado de trabalho ainda menos receptivo para o trabalhador acima de 50 anos. Mas é preciso uma mudança cultural e mais investimentos de empresas e de governos na contratação de pessoas mais velhas diante do envelhecimento acelerado da população.

Capítulo 2

Algumas empresas estão se abrindo para a diversidade geracional em suas estruturas de trabalho com as recentes transformações tecnológicas do mundo. Para a realocação dessa mão de obra, as empresas estão exigindo atualização e reciclagem dos profissionais 50 +.

Capítulo 3

Alguns países estão reestruturando suas legislações trabalhistas para adequá-las aos trabalhadores com mais de 50 anos. No Brasil, entre as propostas para dinamizar o mercado de empregos para essa faixa etária, está a recém aprovada Medida Provisória que permite condições especiais para empresas contratarem pessoas com mais de 55 anos.

Entrevistas neste capítulo: Pedro Pittella, diretor de Recursos Humanos da farmacêutica Sanofi; Sergio Serapião, diretor da plataforma Labora; Carla Santana, presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia; Bruno Ottoni, economista; Alexandre Kalache, médico e gerontólogo. E os deputados Mauricio Dziedricki (PTB-RS) e Pastor Gil (PL-MA).

Produção: João Paulo Florêncio
Trabalhos Técnicos: Delci Santos
Reportagem: Eduardo Tramarim
Edição: Claudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h