Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Jerônimo Goergen: Documento eletrônico diminui burocracia para o transporte de cargas

15/07/2021 -

  • Entrevista - Dep. Jerônimo Goergen (PP -RS)

A criação do Documento de Transporte Eletrônico (DTE) pode acabar com a emissão física de perto de 90 documentos atualmente necessários para o acompanhamento do transporte de cargas no país. Para o relator da medida provisória sobre o tema na Câmara, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a iniciativa vai beneficiar especialmente os caminhoneiros autônomos, que hoje têm custos com a contratação de terceiros para gerenciarem toda a documentação exigida pela burocracia logística.

O parlamentar explica que, após a criação da lei, o governo deve ampliar a plataforma já em testes que emite e controla o DTE. Jerônimo Goergen apresenta dados dando conta que os custos burocráticos de transporte chegam a 47% do valor do frete que, somados aos 40% de intermediação, resultam em 13% de retorno para o caminhoneiro autônomo. Com o DTE, a burocracia deve cair abaixo de 20%, permitindo que a renda do profissional se aproxime de 40%. Para o deputado, a ação vai beneficiar o embarcador, que vai pagar mais barato pelo frete; o transportador autônomo, que vai ter melhor remuneração, e o consumidor final, com a possível diminuição dos custo do produto final.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo