Reportagem Especial
Novas Propostas Políticas - Capítulo 2
18/05/2021 - 18h00
-
Novas Propostas Políticas - Capítulo 2
Faltando pouco mais de um ano para mais uma eleição no país, parlamentares, especialistas do direito eleitoral e partidário, cientistas sociais e representantes de entidades da sociedade civil analisam novas propostas político-eleitorais que se destacaram na sociedade brasileira nos últimos anos. Esta primeira reportagem apresenta dois grupos de trabalho parlamentares que se debruçam sobre essas questões e algumas propostas de mudança do sistema eleitoral brasileiro, tema que retornou à pauta na Câmara dos Deputados.
Capítulo 2
Esta segunda reportagem da série explora a opinião de parlamentares e especialistas no sentido de melhor regular a propaganda eleitoral, evitando abusos. Para ampliar a transparência do processo há propostas em tramitação para punir crimes eleitorais. E entre as diversas sugestões de melhoria propostas na reportagem está a de diluir a propaganda eleitoral em um maior período, para evitar a concentração excessiva em um tempo curto.
Entrevistas neste capítulo: Marcelo Vitorino, professor de Comunicação e Marketing Político da Escola Superior de Propaganda e Marketing; Antonio Lavareda, cientista político; e a deputada Margarete Coelho (PP-PI).
A bandeira de ampliação da participação de mulheres, negros, jovens e minorias em todo o processo eleitoral é um tema atual em função da sub-representação de gênero e raça nos colegiados eleitorais. Nesta terceira reportagem, parlamentares, representantes da sociedade civil e cientistas sociais analisam o tema sob a luz da legislação eleitoral e partidária existente no país.
É natural que se busquem alternativas de representação popular em um momento em que se vive uma crise representativa dos partidos políticos. Nesta quarta reportagem, um deputado e uma especialista em direito eleitoral se posicionam de forma divergente na análise sobre uma possível introdução do modelo de candidatura avulsa no país. E se essa mudança seria benéfica ou prejudicial à sobrevivência dos partidos políticos.
A última reportagem desta série acompanha um tema palpitante em termos políticos e sociais: os mandatos coletivos, que são uma alternativa para expandir o conceito de participação popular na política. Eles avançaram muito nas últimas eleições, com um crescimento exponencial. Foram mais de trezentas candidaturas ao Legislativo. Mas uma vez eleitos, sofrem com a resistência nos legislativos estaduais e municipais e com a falta de regulamentação.