Rádio Câmara

Reportagem Especial

Novas Propostas Políticas - Capítulo 3

19/05/2021 - 18h00

  • Novas Propostas Políticas - Capítulo 3

Capítulo 1

Faltando pouco mais de um ano para mais uma eleição no país, parlamentares, especialistas do direito eleitoral e partidário, cientistas sociais e representantes de entidades da sociedade civil analisam novas propostas político-eleitorais que se destacaram na sociedade brasileira nos últimos anos. Esta primeira reportagem apresenta dois grupos de trabalho parlamentares que se debruçam sobre essas questões e algumas propostas de mudança do sistema eleitoral brasileiro, tema que retornou à pauta na Câmara dos Deputados.

Capítulo 2

Esta segunda reportagem da série explora a opinião de parlamentares e especialistas no sentido de melhor regular a propaganda eleitoral, evitando abusos. Para ampliar a transparência do processo há propostas em tramitação para punir crimes eleitorais. E entre as diversas sugestões de melhoria propostas na reportagem está a de diluir a propaganda eleitoral em um maior período, para evitar a concentração excessiva em um tempo curto.

Capítulo 3

A bandeira de ampliação da participação de mulheres, negros, jovens e minorias em todo o processo eleitoral é um tema atual em função da sub-representação de gênero e raça nos colegiados eleitorais. Nesta terceira reportagem, parlamentares, representantes da sociedade civil e cientistas sociais analisam o tema sob a luz da legislação eleitoral e partidária existente no país.

Entrevistas neste capítulo: Maira Caledoni Bayod, secretária-geral da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/São Paulo; José Antonio Moroni, integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político; Marcelle Decothé, da Coalizão Negra por Direitos; Edson França, vice-presidente nacional da União de Negros pela Igualdade; e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Capítulo 4

É natural que se busquem alternativas de representação popular em um momento em que se vive uma crise representativa dos partidos políticos. Nesta quarta reportagem, um deputado e uma especialista em direito eleitoral se posicionam de forma divergente na análise sobre uma possível introdução do modelo de candidatura avulsa no país. E se essa mudança seria benéfica ou prejudicial à sobrevivência dos partidos políticos.

Capítulo 5

A última reportagem desta série acompanha um tema palpitante em termos políticos e sociais: os mandatos coletivos, que são uma alternativa para expandir o conceito de participação popular na política. Eles avançaram muito nas últimas eleições, com um crescimento exponencial. Foram mais de trezentas candidaturas ao Legislativo. Mas uma vez eleitos, sofrem com a resistência nos legislativos estaduais e municipais e com a falta de regulamentação.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h