Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Aguinaldo Ribeiro: mudança nos sistema tributário terá impacto positivo imediato

08/02/2021 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)

Na visão do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da comissão mista que analisa a reforma tributária, a mudança no sistema terá impacto imediato positivo sobre a economia, porque a simplificação tributária pode melhorar o ambiente de negócios no país, com mais transparência e menos complexidade, o que também pode provocar a diminuição de ações administrativas e judiciais.

Um dos pontos centrais das três matérias em discussão, contidas em duas propostas de emenda à Constituição apresentadas por parlamentares e um projeto enviado pelo Poder Executivo, é a criação do IVA, instrumento para unificar todos os impostos existentes hoje sobre consumo de bens, produtos e serviços. Aguinaldo Ribeiro informa que quase 190 países em todo o mundo já adotam o mesmo mecanismo.

O parlamentar também considera que o sistema tributário brasileiro atualmente é injusto, por incidir prioritariamente s obre o consumo, o que acaba por penalizar as camadas mais pobres da população. Aguinaldo Ribeiro avalia que o Congresso Nacional deve estudar a cobrança de impostos sobre a renda e o patrimônio, mas com cuidado para não afastar investidores internacionais, como aconteceu em outros países.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo