Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Jorge Solla: Brasil tem infraestrutura adequada para a preservação e distribuição de vacinas

17/12/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Jorge Solla (PT-BA)

O deputado Jorge Solla (PT-BA) considera que o Brasil tem infraestrutura adequada para a preservação e distribuição das vacinas contra a Covid-19, mesmo com os produtos que exigem acondicionamento em temperaturas de até 80 graus centígrados negativos, a mesma situação que já é experimentada pela imunização contra a febre amarela. Para ele, a adesão do Brasil à aliança global da Organização Mundial da Saúde, chamada de Covax Facility, é fundamental para assegurar ao Brasil uma quantidade significativa de doses, mesmo que o governo federal tenha assinado, num primeiro momento, um pedido para apenas 10% da população.

Por outro lado, o parlamentar alerta que o país está atrasado nos processos de aquisição de insumos, como seringas e agulhas, para viabilizar a vacinação. Para Jorge Solla, que é médico sanitarista, o Brasil deveria aproveitar sua posição como um dos grandes campos de testes mundiais na área de saúde, pelo tamanho e diversidade da população; por dispor de instituições de pesquisa referenciais na produção de vacinas e desenvolvimento tecnológico; e pela expertise nas parcerias com a iniciativa privada, além de, no caso específico da Covid-19, ter sofrido com a disseminação ampla do vírus em território nacional.

Jorge Solla critica ainda a postura de representantes do governo federal, que desestimulam a procura pela vacina em parcelas da população com um discurso negacionista.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE