Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Adriano Olveira: resultado das eleições municipais vai definir posicionamento das forças políticas para 2022

27/11/2020 - 09h20

  • Entrevista - Adriano Oliveira (Bloco 2)

Para o professor Adriano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco, o resultado das eleições municipais vai definir o posicionamento das diversas forças políticas no cenário nacional para 2022. Ele cita DEM e MDB, por seu desempenho eleitoral, como forças decisivas, assim como os demais partidos de centro, o grupo político do atual presidente da República, e também o PT e outros partidos de esquerda. Ele cita ainda que o fim das coligações proporcionais, adotada agora nas eleições municipais e pela primeira vez nas eleições para deputado, em 2022, também vai influenciar as composições políticas visando as eleições nacionais.

O cientista político vê a manutenção da força do PT na Região Nordeste e, no campo da esquerda, o fortalecimento do Psol que está disputando o segundo turno em duas capitais, São Luís (MA) e São Paulo (SP). A capital paulista, aliás, é fundamental, segundo o professor, para as pretensões nacionais do PSDB, enquanto o Rio de Janeiro pode reforçar as posições eleitorais do DEM, tanto com vistas a uma eventual candidatura como para reivindicar a vice-presidência em uma chapa.

Além disso, o professor Adriano Oliveira aponta que a vitória significativa em prefeituras reforça a posição dos partidos nas disputas pelos governos estaduais, pela capilaridade de atuação política oferecida pelas administrações municipais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE