Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Jairo Nicolau: ampliação de serviços de internet mudou a forma do eleitor viver a política

05/11/2020 -

As eleições de 2018 serviram como ponto máximo da utilização das redes sociais de forma maciça nas campanhas eleitorais, segundo análise do cientista político Jairo Nicolau, professor da Fundação Getúlio Vargas. Segundo ele, à medida em que o uso do WhatsApp, Facebook e outros cresceu no Brasil, alavancado pela ampliação dos serviços de banda larga e pelos smartphones, o eleitor mudou sua forma de viver a política.

Mas, de acordo com o professor, o fenômeno presenciado nas últimas eleições presidenciais não deve se repetir, porque todos os partidos entenderam a importância do uso das redes sociais e também porque as plataformas digitais e os provedores de conteúdo começaram a conter algumas formas de abuso verificadas nas últimas campanhas. Jairo Nicolau acrescenta ainda que as eleições municipais, que vão acontecer em 10 dias, possuem características diferentes, com interesses locais específicos, o que neutraliza um pouco a força das redes.

O fim das coligações entre partidos para o lançamento de candidaturas a vereador, segundo o professor, vai ter um efeito mais acentuado sobre a composição das próximas câmaras municipais. Jairo Nicolau antecipa que a nova determinação legal deve causar dificuldades de manutenção dos pequenos partidos, levando à concentração partidária, o que deve ser aprofundado nas eleições para deputados estaduais e federais de2022.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo