Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Zacharias Calil: impactos da pandemia e do preconceito das famílias na doação de órgãos

25/09/2020 - 08h00

  • Dep. Dr. Zacharias Calil: pandemia afetou doação de órgãos e preconceito das famílias ainda é obstáculo no Brasil

Nova campanha nacional de doação e de órgãos e tecidos, lançada ontem pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo diminuir a fila de transplantes no país, que hoje atinge cerca de 40 mil registros, marcando o dia nacional sobre o tema, 27 de setembro.

O deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) avalia que as campanhas de conscientização são fundamentais para diminuir o preconceito de muitas famílias, que resistem a autorizar a retirada de órgãos de seus entes que vieram a falecer, muitas vezes por não disporem de informações adequadas.

O parlamentar explica que a lei autoriza que as famílias sejam orientadas por um profissional médico de sua confiança, para entender as condições vitais necessárias para o início dos procedimentos de aproveitamento de órgãos. Dr. Zacharias Calil acrescenta que a legislação brasileira é uma das mais rigorosas do mundo no que se refere aos requisitos para a declaração de morte cerebral.

Desde o início do período de coronavírus, houve uma queda de quase 40% no número de transplante no Brasil em 2020, e Dr. Zacharias Calil acredita que a situação seja devida, em parte, ao receio de pessoas de frequentarem os estabelecimentos de saúde por conta da pandemia. Ele acrescenta que a situação emergencial também diminuiu o número de insumos, equipamentos e medicamentos disponíveis para outros procedimentos cirúrgicos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE