Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Lincoln Portela: ensino domiciliar envolve avaliação das condições técnicas dos pais e acompanhamento pelos conselhos de educação

24/09/2020 - 08h00

  • Dep. Lincoln Portela: ensino domiciliar envolve avaliação das condições técnicas dos pais e acompanhamento pelos conselhos de educação

O primeiro projeto sobre educação domiciliar foi apresentado pelo deputado Lincoln Portela (PL-MG) , ainda em 2012. O parlamentar reitera que a proposta não representa a simples liberação para que as famílias tirem seus filhos da escola, mas engloba uma série de condições, inclusive com a avaliação das condições técnicas dos pais e acompanhamento constante pelos conselhos de educação presentes no nível federal, estados e municípios, e também pelo Ministério Público.

Para Lincoln Portela, há muito desconhecimento sobre as características e objetivos do homeschooling, o que leva até mesmo a preconceito e ameaças contra as famílias que adotam o modelo para a educação de crianças e adolescentes. Ainda assim, o parlamentar observa que o conceito vem avançando no Brasil, com a adesão estimada de perto de 15 mil estudantes em 7 mil núcleos familiares.

O parlamentar reconhece que muitos pais não são capazes de prover educação domiciliar, mas contrapõe com a realidade de que muitas famílias também não estão preparadas para manter seus filhos na escola, deixando de comparecer a atividades de acompanhamento e contribuindo para o aumento da evasão escolar. De acordo com Lincoln Portela, o ensino em casa é defendido por uma parcela de pais e mães que realmente se preocupam com a qualidade da formação de crianças e adolescentes e que estão preparados para oferecer conteúdos de qualidade.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo