Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: proposta suspende pagamentos mensais de beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

07/07/2020 - 09h35

  • Entrevista - Dep. Professor Israel Batista (PV-DF)

Um dos autores do projeto que suspende os pagamentos mensais de beneficiários do programa residencial Minha Casa, Minha Vida, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) pretende convencer líderes partidários e o relator da proposta, deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), a retomar pontos de seu texto original antes da votação da matéria no Plenário da Câmara. O parecer apresentado beneficia apenas a menor faixa de renda do programa, e também determina a suspensão do pagamento das parcelas por apenas 180 dias, além de não eliminar a cobrança de juros e mora sobre as parcelas suspensas. O projeto original alcançava todas as faixas, previa a suspensão por mais 90 dias além do estado de calamidade e extinguia a cobrança de encargos.

Para Professor Israel Batista, o programa não atende nenhuma família considerada rica, mas trabalhadores que estão vivendo dificuldades financeiras pela crise econômica causada pelo coronavirus. O deputado alerta para os riscos de que muitos mutuários tenham que devolver seus imóveis, porque o fechamento de empresas e a retração econômica estão comprometendo a renda de milhares de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida.

O parlamentar recupera o exemplo de outros países, cujos governos estão assumindo o pagamento de parte ou da totalidade dos salários da iniciativa privada para garantir a manutenção dos níveis econômicos, para alegar que a medida deveria ser adotada no Brasil para evitar um desastre social, especialmente para as famílias de baixa renda.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo