Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Rubens Bueno: se houver eleições muncipais, parlamentar sugere estender votações por três dias

26/05/2020 - 09h34

  • Entrevista - Dep. Rubens Bueno (CIDADANIA-PR)

Caso a pandemia de coronavírus não esteja controlada até o mês de julho, as eleições municipais previstas para outubro deverão ser postergadas para o mês de dezembro. Na avaliação do deputado [[Rubens Bueno]], é preciso levar em conta a excepcionalidade do momento sanitário no Brasil, com mais de 20 mil mortos pela Covid-19, milhares de pessoas internadas e perto de 400 mil cidadãos infectados. Rubens Bueno considera ainda que a logística do dia de votação deve ser pensada para evitar aglomerações. Ele sugere inclusive que seja analisada a possibilidade de estender as votações por três dias, para distribuir os eleitores ao longo de mais tempo.

O congressista aponta que a transferência das datas não vai prejudicar a transição da administração atual para os novos eleitos, já que os candidatos a prefeito e vereador devem conhecer a realidade de seus municípios. Ele é contrário à prorrogação dos mandatos atuais.

O parlamentar também não vê dificuldades legais em realizar o adiamento, já que o Congresso Nacional aprovou o estado de calamidade pública, permitindo que excepcionalidades legais sejam discutidas e votadas. Segundo Rubens Bueno, é preciso ouvir autoridades sanitárias e o Tribunal Superior Eleitoral para buscar um entendimento consensual sobre o tema.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE