Rádio Câmara

Salão Verde

Economia verde das unidades de conservação

18/06/2019 -

  • Economia verde das unidades de conservação

José Carlos Oliveira
Foz do Iguaçu - Salão Verde
Foz do Iguaçu

Salão Verde mostra que, além da proteção ambiental, as unidades de conservação têm potencial econômico. Em audiência na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, ambientalistas e economistas apresentaram um manifesto em defesa das 2.309 UCs federais, estaduais e municipais que protegem cerca de 2,5 milhões de km2, sobretudo nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Reguladas por lei federal (Lei 9985/00), as unidades de conservação são divididas em categorias que variam desde a proteção integral até o aproveitamento sustentável dos recursos naturais. Instrumentos como ICMS ecológico, pagamento por serviços ambientais, concessão de serviços em parques nacionais, manejo de fauna e flora e mercado de carbono para a mitigação das mudanças climáticas teriam capacidade de movimentar quase US$ 20 bilhões, na chamada “economia verde”. O programa mostra que parte desses recursos já está em circulação no Brasil e que as unidades de conservação são estratégicas nessas ações socioambientais e econômicas.

Participe! Envie suas críticas, comentários e sugestões pelo Disque-Câmara (0800 619 619), pelo e-mail radio@camara.leg.brou pelo WhatsApp (61) 99978-9080.

Apresentação - Mônica Montenegro e José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.