Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Especialista avalia primeiro ano de vigência da nova lei trabalhista

13/11/2018 - 10h27

  • Especialista avalia primeiro ano de vigência da nova lei trabalhista

Neste domingo, a Reforma Trabalhista completou um ano que entrou em vigor. A nova lei mudou pontos importantes nas relações de trabalho. Foram 54 artigos alterados, nove revogados e 43 criados. As mudanças atingiram 10% da legislação trabalhista, desde a criação dela, em 1943.

Para avaliar o primeiro ano de vigência da nova lei trabalhista, o Painel Eletrônico convidou o especialista em Direito Trabalhista e diretor da Associação dos Advogados Trabalhistas de Brasília, Antônio Alves.

Segundo ele, até o momento, os impactos das novas regras no mercado de trabalho foram negativos. Não houve aumento de emprego e as relações de trabalho pioraram. Também reduziu em 36% o número de ações trabalhistas, assim como as ações com pedidos de danos morais, que caíram 60%.

O advogado Antônio Alves atribui essa queda nas demandas trabalhistas à previsão de o trabalhador pagar os honorários do advogado da parte vencedora, caso perda a ação, além de pagar multa por má-fé e custas por faltar nas audiências.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo