Rádio Câmara

Mulheres de Palavra

Rádio Câmara lança o programa Mulheres de Palavra

09/02/2017 -

  • Rádio Câmara lança o programa Mulheres de Palavra

A Rádio Câmara apresenta Mulheres de Palavra - o novo programa voltado para as questões de gênero. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013, revelam que as brasileiras já somam 51,4% da população, são responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias, passaram a ter filhos mais tarde e possuem expectativa de vida de 77 anos de idade. (Pnad/IBGE, 2013). A partir destes dados, a proposta do novo programa de rádio é dar elementos ao ouvinte para formar sua própria opinião acerca da importância dos temas que afetam a qualidade de vida, não só das mulheres, mas de toda a sociedade.

MULHERES DE PALAVRA LOGO BRANCO

De acordo com o IBGE, 103,5 milhões de mulheres vivem no Brasil, o equivalente a 51,4% da população. Mas, em termos de direitos conquistados, elas ainda são minoria. Por exemplo, das 513 vagas na Câmara dos Deputados, apenas 10% são ocupadas por mulheres – um número inferior ao de países com menor consolidação democrática, como a Etiópia (38,8%) e a Turquia (14,9%). Comparado com os 34 países da América Latina, o Brasil ocupa o injustificável 30º lugar em participação política das mulheres.

Utilizando um formato moderno, recheado de referências musicais e dicas culturais, o programa vai entrevistar parlamentares, especialistas e cidadãs para trazer à tona o debate sobre temas como trabalho e emprego, segurança pública e participação política das mulheres.

No primeiro programa será abordada a violência contra a mulher. O Mapa da Violência 2015 mostra que a cada hora e meia uma mulher é assassinada no país. Hoje são 13 mortes de mulheres por dia no Brasil, em geral assassinadas por pessoas de sua família, companheiros ou namorados. E além do caso extremo do feminicídio, a violência contra as mulheres se reveste de inúmeras formas e intensidades, como o assédio, o estupro e a violência psicológica e patrimonial.

Para participar do programa, envie suas dúvidas ou sugestões de temas pelo Disque Câmara 0800 619 619, pelo e-mail radio@camara.leg.br ou pelo Facebook da Rádio Câmara.

Conheça a opinião de algumas deputadas sobre o novo programa:

Elcione Barbalho (PMDB/PA)

Jô Moraes (PCdoB/MG)

Érika Kokay (PT/DF)

Janete Capiberibe (PSB/AP)

Apresentação - Cynthia Sims

Programa voltado para as questões de gênero

Em 4 horários: sexta, 18h; segunda, 11h; terça, 22h45; e quarta, 6h.

TODAS AS EDIÇÕES