Rádio Câmara

Feijoada Completa

Violência contra jovens: pobres e negros são as principais vítimas

12/03/2016 - 09h00

  • Violência contra jovens: pobres e negros são as principais vítimas (bloco 1)

  • Corredor das Comissões: Medida Provisória prevê ações para o controle do mosquito da dengue (bloco 2)

  • Contas atrasadas: o que pagar primeiro? (bloco 3)

  • Caldo Cultural: espetáculo teatral Conselho de Classe retrata a realidade do professor no país (bloco 4)

A violência é um dos problemas mais graves e presentes na vida dos brasileiros. Para uma parcela de jovens da população esse problema toma proporções alarmantes. Dados do Mapa da Violência 2015 apontam que as mortes de jovens, entre 16 e 17 anos, por causas naturais diminuíram desde a década de 80. Em contraste, houve uma disparada no número de mortes por homicídios. Em geral, as vítimas são pobres e negros. Esta edição do programa Feijoada Completa destaca as políticas que estão sendo implementadas para o enfrentamento desses homicídios.

Os convidados são o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que participou da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres; e o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Frederico Couto Marinho.

Esta edição aborda também o tema direitos autorais. A Câmara está discutindo uma série de propostas de modificação na lei, especialmente para isentar órgãos públicos e entidades filantrópicas do pagamento de direitos autorais em seus eventos.

A feijoada tem ainda o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, você ouve comentários sobre cinema, finanças pessoais e dicas de viagens. No destaque musical, uma homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos, falecido no último dia 9 de março, aos 71 anos. O programa ainda homenageia o produtor George Martin, responsável pelo sucesso dos Beatles, igualmente morto na última semana.

Participe! Envie críticas e sugestões pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br

Apresentação - Edson Junior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00