Rádio Câmara

Ponto de Vista

Terrorismo: Segurança nos Jogos Olímpicos do Rio

14/10/2015 - 21h30

  • Terrorismo: Segurança nos Jogos Olímpicos do Rio (bloco 1)

  • Terrorismo: Segurança nos Jogos Olímpicos do Rio (bloco 2)

No dia 5 de agosto de 2016 serão abertos os Jogos Olímpicos do Rio. Pela primeira vez a América do Sul vai sediar o maior evento poliesportivo do planeta.

Os números são grandiosos: 10.500 atletas de 205 países, 15 mil voluntários, 120 mil pessoas que circularão diariamente nos locais de provas.

Mas, o crescimento do terrorismo no planeta e os recentes ataques provocados pelos chamados lobos solitários trazem à lembrança os jogos de Munique, em 1972: 11 atletas israelenses foram mortos em um atentado realizado por 8 jovens terroristas. Fazem-nos lembrar também os jogos de 1996, em Atlanta, quando uma bomba matou 2 pessoas e deixou mais de 100 feridos.

A copa do mundo de 2014 mostrou que o Brasil tem capacidade de garantir a segurança de grandes eventos internacionais. Mesmo assim, a ameaça de um atentado terrorista é uma preocupação real.

Para conversar sobre como as forças de segurança estão se organizando para prevenir e, na pior das hipóteses, lidar com esse problema, o Ponto de Vista recebe hoje Luiz Alberto Santos Sallaberry. Diretor do Departamento de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência, a ABIN.

Apresentação - Maristela Santana

Programa que reúne os melhores pensadores sobre temas fundamentais para nossa sociedade

MAIS CONTEÚDO SOBRE