Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: crise hídrica acelera debates sobre hidrelétricas na Chapada dos Veadeiros

18/05/2015 - 10h33

  • Salão Verde: crise hídrica acelera debates sobre hidrelétricas na Chapada dos Veadeiros

Um paraíso da natureza ameaçado. Bem próximo de Brasília, a Chapada dos Veadeiros – área mais rica em biodiversidade de um cerrado de altitude – a flora e fauna vêm sendo degradadas em velocidade assustadora. A crise hídrica no Brasil acelerou os debates sobre a construção de reservatórios para pequenas centrais hidrelétricas na região, que resultaria na inundação de 47 km², atingindo vales, matas de galeria e leitos de rios entre as serras da chapada.

O debate sobre esse assunto polêmico chegou à Câmara dos Deputados. O deputado Augusto Carvalho, do Solidariedade do Distrito Federal, foi autor de um pedido de audiência pública para discutir o plano de manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) de Pouso Alto e Chapada dos Veadeiros, conhecida como o Berço das águas. O encontro contou com a participação de representantes do governo federal e especialistas sobre meio ambiente.

Para discutir o assunto e apresentar detalhes da audiência pública esteve Com a Palavra nesta segunda-feira (18) o deputado Augusto Carvalho. O parlamentar defende a preservação ambiental e diz que a construção de hidrelétricas na região não é irreversível nem fato consumado. Segundo ele, é possível buscar uma solução equilibrada. Para isso, o deputado quer conversar sobre o assunto com o governo de Goiás e a Secretaria do Meio Ambiente.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.