Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)

Perícia criminal subordinada à Polícia Civil é um retrocesso, dizem especialistas

12/05/2015 - 11h28

  • Perícia criminal subordinada à Polícia Civil é um retrocesso, dizem especialistas

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), com o apoio da Câmara, promovem nesta terça-feira o seminário “A Perícia Oficial na Garantia dos Direitos Humanos”, com a participação de parlamentares, representantes de associações nacionais de peritos e especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia.

Segundo a APCF, no Brasil, a perícia criminal ainda está subordinada à estrutura da Polícia Civil, o que vai na contramão das recomendações de organismos internacionais como a ONU. O órgão considera importante a não vinculação de institutos de criminalística e de medicina legal à polícia, como forma de atribuir maior confiabilidade aos seus exames e laudos.

A Academia Americana de Ciências Forenses, referência mundial entre as entidades do gênero, também defende a independência de atuação dos órgãos periciais.

E para falar sobre essa autonomia de atuação da perícia criminal, estiveram Com a Palavra nesta terça-feira Duarte Nuno Vieira, considerado a maior autoridade mundial em ciências forenses e em perícia criminal; o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Bruno Telles; e o relator especial da ONU contra tortura, Juan Méndez. Confira!

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

.