Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
475 milhões de animais são mortos por ano nas estradas brasileiras
09/04/2015 - 10h18
-
475 milhões de animais são mortos por ano nas estradas brasileiras
A malha rodoviária do país é palco de uma tragédia silenciosa desconhecida por muitos brasileiros: a morte de animais silvestres.
De acordo com estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, a cada segundo 15 animais selvagens morrem atropelados nas estradas brasileiras. Ao final de um ano, um triste balanço: 475 milhões de bichos mortos. Desse total, 90% são sapos, cobras, aves e mamíferos de pequeno porte.
Para debater medidas que possam reduzir os atropelamentos de animais silvestres, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove nesta quinta-feira uma audiência pública sobre o tema.
Projeto do deputado Ricardo Izar (PSD-SP) que cria uma política nacional de redução dos impactos das mortes dos animais está em análise na Câmara.
Para repercutir o assunto, esteve Com a Palavra o professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras e coordenador do CBEE, Alex Bager. Confira a entrevista.
Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário