Rádio Câmara

Com a Palavra

Reforma política: relator da comissão especial defende sistema proporcional misto

24/02/2015 - 10h08

  • Reforma política: relator da comissão especial defende sistema proporcional misto

A Comissão Especial da Reforma Política realiza a primeira reunião nesta terça-feira (24). Os parlamentares vão definir o cronograma de trabalho e votar oito requerimentos para a realização de audiências públicas, seminários e debates estaduais sobre o tema.

Além de cientistas políticos e representantes do Executivo e da Justiça Eleitoral, o colegiado pretende ouvir entidades da sociedade civil, como a Coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que vai realizar um ato público na Câmara, nesta quarta-feira (25), para defender a proposta de iniciativa popular que faz mudanças no sistema político e eleitoral do país.

Para discutir a atuação da Comissão Especial da Reforma Política, criada pela Câmara no último dia 10, o Com a Palavra... entrevistou o relator do colegiado, deputado Marcelo Castro, do PMDB do Piauí. Ele defende um sistema proporcional misto – metade de lista fechada e metade proporcional. A ideia do parlamentar é aproximar os eleitores de sua representação, reduzir os custos de campanha – que hoje é porta para a corrupção –, e fortalecer os partidos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.