Rádio Câmara

Feijoada Completa

Corrupção: não basta punir os corruptos, é preciso punir os corruptores

  • Corrupção: não basta punir os corruptos, é preciso punir os corruptores (bloco 1)

  • Terabyte: Quais são as percepções de uso do novo IPHONE 6? (bloco 2)

  • Por que o canabidiol deve ser legalizado? (bloco 3)

  • Caldo Cultural: a tradição do Jongo, dança afro-brasileira também conhecida como Caxambu ou Corimá (bloco 4)

Sempre que se discute a corrupção, não custa lembrar que, se existe um agente público que se corrompe, existe alguém que oferece a oportunidade para a corrupção. Os corruptores são aqueles que pagam propina aos agentes públicos para que seus interesses sejam atendidos pelo estado. Empresários que oferecem dinheiro para ter vantagens em licitações, ou ainda financiam, por meio de caixa 2, campanhas eleitorais para que os candidatos, uma vez eleitos, defendam os interesses desses financiadores. Mas por que é tão difícil punir os corruptores? A lei brasileira é branda demais ou faltam mecanismos mais eficazes de controle? O programa Feijoada Completa tratou dessa questão nesta semana. Ouvimos Joviniano Carvalho Neto, Cientista Político da Universidade Federal Da Bahia, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), integrante da frente Parlamentar de Combate à Corrupção, e Homero de Oliveira Costa, sociólogo e professor de ciência política da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Também nesta edição, falamos sobre o canabidiol, a substância extraída da maconha que está se mostrando eficaz no tratamento de algumas doenças do cérebro, mas cujo uso no Brasil ainda enfrenta muitas barreiras.

E mais! Como sempre, nossa Feijoada é temperada com a participação dos nossos colunistas. Nessa edição, comentário sobre tecnologia, cinema e economia.

Não deixe de ouvir! E também não deixe de participar do nosso programa enviando sugestões e opiniões. Nosso e-mail: feijoadacompleta@camara.leg.br.

Apresentação – Edson Junior e Patrícia Roedel

Informação, música e opinião compõem o tempero especial do novo programa jornalístico da Rádio Câmara

Sexta às 21h e sábado às 9h30

facebook twitter podcasts apple rss