Com a Palavra
Momento O Eco: montadoras querem que governo mantenha descontos do IPI em 2015
10/11/2014 - 13h54
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Momento O Eco: montadoras querem que governo mantenha descontos do IPI em 2015
Em um primeiro evento público na indústria automotiva, após a reeleição de Dilma Rousseff, os presidentes das principais montadoras fizeram cobranças públicas para o governo federal. Eles querem que a presidenta mantenha as taxas de descontos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor em 2015 e ainda tome novas medidas para incentivar mais o consumo de carros.
Entre as propostas defendidas para tentar manter em alta a produção e comercialização está a concessão de créditos para a aquisição de veículos novos. As declarações foram feitas durante coletivas de imprensa na apresentação de lançamentos do Salão de Automóveis, aberto para o público na semana passada.
Em meio a congestionamentos cada vez mais intensos, o pacote de benefícios defendidos pelas montadoras têm recebido críticas em redes sociais e já foi chamada até de “Bolsa Trânsito”.
O impacto no meio ambiente urbano do aumento da frota preocupa e um contexto de piora da qualidade do ar nas metrópoles brasileiras. Em São Paulo, de acordo com o recém-divulgado relatório de emissões veiculares de 2013, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o padrão estadual de qualidade do ar para ozônio foi ultrapassado em 13 dias em 2013.
Mesmo com inovações tecnológicas e renovação da frota, as emissões seguem altas. Entre os principais problemas, está a emissão de gás de efeito estufa, que tem aumentado de forma sistemática.
Ainda que os fatores de emissão dos veículos novos estejam decrescendo, o aumento da frota de veículos e os congestionamentos das vias comprometem os ganhos obtidos com os avanços tecnológicos, aponta o documento.
Não é a primeira vez que os empresários se articulam para prolongar descontos de impostos. Em junho, representantes do setor pressionaram e conseguiram adiar para o fim do ano o aumento gradual de taxas e do IPI, inicialmente previstas para 1º de julho.
A discussão é complexa porque trazem impactos na política de redução de IPI condicionantes para modernizar a produção de modo a melhorar a eficiência energética de novos veículos, o que ajuda a reduzir a poluição.
Apresentação – Daniel Santini